“That girl”: Hábitos saudáveis para 2022

Feliz 2022 a todos e bem-vindos(as) ao primeiro post do ano! Como correm os primeiros dias do ano convosco? Por este lado, o ânimo do novo ano continua em alta, por isso, pensei que merecia um primeiro post centrado na nossa melhor versão.

Resoluções, como sabemos, não costumam pegar pelo que se queremos mudar temos de transformá-las em objetivos e um simples passo para o concretizar é através da criação de hábitos que possamos implementar na nossa rotina e que com o tempo ajudam-nos a conquistar o objetivo que temos.

Assim sendo, partilho convosco algumas ideias de hábitos saudáveis para criarem este novo ano com base em alguns dos próprios hábitos que pretendo implementar na minha vida.

Mantém um sono regular

É muito lindo querermos acreditar que transformarmo-nos numa pessoa matinal acontecerá de um dia para o outro, basta querermos.  A realidade não é bem assim. Se és alguém que acorda após o meio-dia é completamente irrealista querer passar automaticamente a acordar às 6h ou 7h da amanhã.

Primeiro que tudo o teu sistema acabará por ir abaixo pela mudança drástica e a tua motivação para o fazer provavelmente também falhará. Segundo, nem todos somos realmente pessoas matinais. Cada um de nós é diferente e também os nossos sistemas pelo que o teu corpo pode não ter facilidade em acordar às horas que outros consideram ideais e ser muito mais fácil e viável passares a acordar às 9h ou 10h da manhã.

Acredito que o objetivo não deve passar por nos tornarmos uma pessoa matinal que acorda às 5h da manhã para fazer tudo, mas sim aprender a deitar-nos mais cedo permitindo ao corpo mais tempo para descansar e fazer reset ou, pelo menos, garantir que conseguimos dormir cerca de oito horas diárias.

Garante que todas as refeições incluem uma peça de fruta ou vegetais

Ninguém tem de sofrer internamente com dietas. É possível vivermos de maneira saudável com uma alimentação equilibrada.

Sou a primeira a considerar-se culpada de pensa que tem de fazer dietas doidas para ser saudável, mas é, por isso, que imponho uma nova regra na minha alimentação. Não importa o quão calórica ou pouco saudável é a minha refeição, só necessito de garantir que como uma peça de fruta ou uma porção de vegetais com ela.

Cria uma rotina matinal e noturna adequada

São lindos aqueles vídeos que mostram a rotina das pessoas e possuem uns dez passos, mas sejamos honestos a possibilidade de haver paciência e disciplina para manter uma coisa dessas é pouco provável.

Por isso, um conselho é criares rotinas porque ajuda imenso à tua produtividade e a manteres hábitos, mas deves sempre lembrar-te que simples é o melhor.

Dando o meu exemplo. A minha rotina matinal consiste em apenas 6 coisas: lavar os dentes, skincare, beber um copo de água, pequeno-almoço, fazer a cama e responder a e-mails. Não se trata da rotina mais aesthetic do mundo, mas é simplesmente o que eu preciso. Tentar acrescentar algo é, no meu caso, querer prejudicar-me visto que já possuo imensas dificuldades em levantar-me de manhã.

A minha rotina de noite também é a coisa mais básica de sempre. Consiste em banho, skincare, escovar os dentes, ler 10 páginas de algum livro e planear o dia seguinte.

Cria limites para as redes sociais

Vivemos numa sociedade tão baseada na tecnologia e dependente dos telemóveis que estarmos fixados nas redes sociais é o mais vulgar que pode existir. Sejamos sinceros(as) para além de constatar a vida dos outros e o tempo passar sem nos apercebermos o que mais este vício traz é esquecermo-nos de viver a nossa vida. Por isso, está na hora. Daremos uso à tecnologia de outra forma: para aprender sobre os nossos hábitos e delimitá-los, para isso eu mesma serei honesta.

Esta é a foto da minha pior semana de dezembro relativamente ao uso do telemóvel. Foi a minha última semana de aulas em que estava em modo pânico para lidar com entregas. Numa semana usei o telemóvel mais de 50 horas e em nenhum dia menos de 5 horas.

Quando estamos no momento e a fazê-lo não nos apercebemos, muitas vezes, mas a realidade é que 5 horas é bastante e nem é o pior. Eu consigo ter um registo pessoal de mais de 9 horas nesta mesma semana. Agora a pergunta é: se eu dormir 8h do meu dia, despender de 3 horas para refeições e passar 9h no telemóvel a fazer sabe-se lá o que como é possível ter tempo sequer para fazer todas as minhas obrigações e coisas que realmente desejo quando me sobram apenas 4 horas diárias. É assim que percebemos que afinal aquele tempo todo ao telemóvel foi prejudicial, mesmo sem sentirmos isso no momento.

Mexe o teu corpo

Por mínimo que seja o tempo em que o fazes é importante permitires ao teu corpo mexer-se. Não fomos criados para estar sentados à secretária 10 horas por dia. O nosso corpo foi concretizado para se mexer. Por isso, lembra-te de incluir um pouco de movimento diariamente seja ioga, caminhada, corrida ou qualquer outro tipo de exercício. Permite ao teu corpo esticar-se e mexer-se.

Journalling

Esta é uma prática simples, mas que também pode não ser para todos. Apesar disso, atreve-te a tentar. Journalling vai muito além de escreveres sobre o teu dia. Existem inúmeras formas de o fazer que podem agradar a qualquer um é apenas necessário disponibilizar um pouco da tua energia para as descobrires e aprenderes qual a ideal para ti.

Aprende a gerir as tuas finanças

O dinheiro é uma parte indispensável da sociedade e quanto mais velhos ficamos mais importância lhe damos pelo que quanto mais cedo aprenderes a lidar com o teu mais feliz serás no futuro.

Está na hora de procurares descobrir quanto gastas na tua vida, para que vai exatamente esse dinheiro, quanto poderias poupar em vez de realizar gastos desnecessários, como podes poupar ou até como podes investir, se for algo que te interesse.

Mantém o teu espaço organizado

Já sabem como é o meu lema: espaço arrumado, mente limpa. Por isso, talvez esteja na hora de criar o hábito de manter o teu espaço organizado.

Todos sabemos que enquanto trabalhamos ou estudamos é normal desarrumar porque precisamos uma coisa dali e outra daqui e não podemos estar sempre a parar para arrumar ou perdemos o nosso foco. Isto não significa que tenhamos de passar a viver na barafunda, se simplesmente despenderes de 10 minutos após terminares as tuas tarefas para limpar e organizar o espaço que usaste ele acabará por estar sempre num brinco.

Bebe 2L de água por dia

O meu conselho é simplesmente mantém-te hidratado(a). Por vezes, isso pode implicar mais ou menos de 2L de água diários dependendo do teu organismo, mas é importante que bebas água.

Gostes ou não água é essencial para o bom funcionamento do teu organismo principalmente dos teus intestinos, os quais em má condição irão afetar o resto do teu corpo. Por isso, ganhar este hábito pode ser simplesmente o único que ganhes este ano, mas se o fizeres já ficas a ganhar!

Cria uma rotina de “reset”

Seja semanal, mensal, trimestral ou em que período queiras cria uma rotina que te permita respirar, reconsiderar tudo o que aconteceu e começar como se fosse um novo ano. A verdade é que não precisas de esperar 365 dias para mudar a tua vida, criar hábitos ou definir objetivos. As minhas rotinas são simples.

  • Semanalmente planeio a próxima semana após refletir sobre o que não conseguir realizar, na semana anterior, e tendo em consideração quais são os eventos e obrigações de que não me posso esquecer. Trato de arrumar o meu quarto, limpar o pó e fazer a cama de lavado.
  • Mensalmente limpo tudo o que está acumulado seja no digital ou em papel durante esse mês, faço uma limpeza a fundo no quarto com organização de roupeiro, prateleiras e aspiro cada superfície. Aproveito também para fazer uma análise de como estão os meus gastos e objetivos e ponderar sobre possíveis alterações e, finalmente, trato de elaborar um primeiro plano de conteúdo para o blog.

Lê regularmente

Para mim, a leitura é dos melhores hábitos que se pode ter. Permite-nos estar constantemente a aprender, permite-nos relaxar e ajuda a aumentar a nossa criatividade pelo que são muitos pontos positivos. Apesar disso, sei que existem muitas pessoas que não gostam de ler e apesar de não me poder pôr nos pés delas para compreender as razões se fores alguém que não gosta de ler por os livros serem demasiados grandes ou é aborrecido porque não experimentas ouvir audiobooks ou mesmo podcasts? Também podes permitir-te explorar outros géneros de livros porque, por vezes, apenas escolhemos o errado.

Tem hobbies que te façam feliz

Esta ideia surge de uma quote que, muito provavelmente, conheces de tanto que circula na Internet, mas que simplesmente ficou comigo.

Find three hobbies you love: One to make you money, one to keep you in shape, and one to be creative.

Nenhum de nós consegue gerar três distintos hobbies de repente e isso é facto, mas o trabalho de focares-te em descobri-los é positivo no sentido em que te obrigas a conhecer-te a ti mesmo(a).

Eu encontro-me ainda na fase de descoberta para um hobby que me permita manter em forma porque, infelizmente, sou preguiçosa ao nível de ainda não ter descoberto algo que me dê gosto a 100%. O blog é o meu pequeno momento de criatividade e honestamente, até hoje, não descobri nada fixo que me permita fazer dinheiro. Acredito que seria interessante apenas acrescentar outro possível. Trata-se de um hobby que te permita aprender porque, sejamos honestos, aprender não necessita nunca de ser uma obrigação. É muito possível aprender-se simplesmente a ler ou ouvir podcasts, como já mencionei, a ver documentários ou até a aprender línguas, que é a minha versão favorita.

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: