BTS 2021: Hábitos de estudantes de sucesso

Encontramo-nos a começar um novo ano letivo e acredito que todos nós seja em que anos estejamos queremos acima de tudo uma coisa: conseguir ter sucesso. E muitas vezes temos dificuldades em obter os resultados que precisamos para isso acabando por não compreender as razões.

Pensando sobre isso achei que seria interessante partilhar alguns hábitos que aprendi que são comuns a inúmeros estudantes de sucesso, sendo de ressaltar que todos nós temos uma experiência e personalidade diferentes pelo que nem sempre temos de seguir o que resulta para os outros. Para além que existem muitas outras formas de ter sucesso para além das sugestões de hábitos que aqui partilho.

Organizar-se

Sim, podes estar, neste momento, a pensar porque é que esta está sempre a dizer o mesmo, mas a verdade é esta. Um bom aluno que consegue ter boas notas e não sair prejudicado por se esquecer ou não ter tempo para fazer algo é um aluno organizado.

É importante que saibas gerir o teu tempo de forma saudável, para que mesmo sendo produtivo(a) e conseguindo fazer o que necessitas nunca deixes que apenas uma área da tua vida se transforme na tua única razão de viver.

Lembra-te sempre de apontar as datas de avaliações quando começarem as aulas e se tiveres exames ou assim, mal saibas as datas aponta-as também e num lugar que não percas e depois fiques à toa.

Prioriza o que necessitas de fazer tendo em conta a proximidade ou a importância pessoal que tenha, principalmente prioriza espaireceres em momentos em que sabes que não dá mais para te focares.

Aprender a ver o estudo sem ser uma obrigação

Aqui está a grande ideia por trás do mindset da maioria dos estudantes com boas notas, eles não vêm o estudo e a escola apenas como uma obrigação. Eles aprendem a conseguir encontrar razões para gostar de aprender e se, em algum momento, esse não for o caso eles visualizam os seus objetivos e vida de sonho para que consigam ter motivação para lidar com as aulas e momentos mais complicados.

Criar objetivos

Nenhum aluno de sucesso trabalha à deriva e sem um foco. Todos nós podemos querer alcançar destinos extremamente distintos e, por isso, ter trajetos diferentes mas é com eles que ganhamos um foco e uma motivação para lutarmos e não desistir.

Fazer da sala de aula o primeiro lugar do estudo

Qualquer bom estudante sabe que o importante é um estudo eficaz e produtivo, pelo que valorizam a qualidade em vez da quantidade e tudo começa na tua sala de aula. Se prestares atenção à aula acabarás por ter de estudar menos tempo fora da mesma porque só terás de rever em vez de aprender tudo de base.

Ou seja, poderás focar o teu estudo na revisão do que aprendeste e na complementariedade do mesmo com uma maior profundidade sem teres de te chatear com o básico.

Construir uma rede de contactos

Qualquer estudante universitário já ouviu isto na vida.

Sim, nós vamos para a universidade para prosseguir estudos e conseguir melhores empregos e possíveis condições de vida, mas não te esqueças de criar ligações com os teus professores, colegas e outros alunos porque, muitas vezes, são eles que te permitem e conseguem aquelas oportunidades únicas quando entras para o mercado de trabalho.

Manter a mente e corpo saudáveis

É muito bonito ter boas notas e conseguir conquistar tudo o que queremos em termos académicos, mas não nos esqueçamos que somos humanos e não máquinas.

Seja na escola, na universidade ou no trabalho não é saudável deixar-nos ser aborvidos pelos mesmos.

Por isso, mesmo que estejas muito ocupado(a) e gostes de sair com os amigos para comer ou beber lembra-te de cuidar de ti. Tenta encontrar formas de libertares a tua mente, seja com meditação, yoga ou qualquer outro hobby não académico e tenta ter uma alimentação equilibrada. Pode sempre comer fast food, mas tenta também dares os nutrientes certos ao teu corpo, manter a hidratação e exercitares um pouco o corpo.

Criar grupos de estudo

É enquanto estudantes que queremos conquistar o mundo e ter as melhores notas, mas lembra-te: não é uma boa viagem quando feito sozinho(a). Por isso, sê uma boa pessoa, cria ligações de interajuda com colegas e quem sabe futuras amizades para o longo de toda a tua jornada como estudante e até para além disso.

Envolver-se em algo fora das aulas

Estejas no secundário ou na universidade todos nós temos a noção que menos ou mais existem sempre oportunidades de extracurriculares a que nos juntarmos. Pensa para contigo o que gostarias que te ocupasse o tempo seja fazer desporto, fazer parte de um clube, pertencer à praxe, entrar para associação de estudantes, para a tuna ou para o teatro.

Dá asas à tua pessoa e agarra novas e diferentes oportunidades.

Cultivar competências fora da escola

Todos nós concordamos que por mais que estudar nos permita um futuro melhor existem certos problemas no sistema educativo derivado à não valorização de competências indispensáveis à nossa vida adulta como é o caso de em nenhum momento te ensinarem como cuidar das tuas finanças, por isso está na hora de te armares em autodidata.

Aprende a arte de storytelling, falar em público, escrita, networking, finanças, investimento e qualquer outra competência que tenhas vontade ou acredites que te vai dar jeito!

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: