BTS 2021: 10+ Chrome Extensions para estudantes

Quem é que não está mais do que habituado a depender do computador para os estudos? A realidade é esta, dependemos cada vez mais dos meios digitais para desenvolver a nossa educação e aprendizagem. Este fenómeno que já ocorria em grande escala antes da pandemia, tomou uma enorme proporção devido à passagem para educação online.

Tendo em consideração que dependemos tanto dos computadores e da Internet, pode ser uma grande ajuda para simplificar utilizar meios rápidos, tal como inovadores para melhorar alguns aspetos das nossas vidas.

Pessoalmente, sempre fui adepta de ter diversas extensões no meu browser, mas desde que comecei a ter aulas online que tenho utilizado ainda mais este tipo de funções para me facilitar a vida e como já não é de estranhar venho, por isso, partilhar algumas das que extensões do Chrome utilizo com vocês.

Weava Highligther

Esta extensão permite-nos usar o velho e bom método de sublinhar, mas diretamente em websites e PDFs. É possível criar pastas e dar significados a cada cor usada, tal como colocar notas como se estivessemos a usar um próprio de editores de pdfs num site público.

Para mim, foi uma excelente ferramenta nos últimos dois anos para poder poupar as folhas imprensas resultantes de PDFs que necessitava de ler e para poder ter acesso a tudo em meros cliques, no mesmo lugar.

O seu único senão é que houve uma altura em que ela se estava a passar e deixou de dar para sublinhar certos pdfs, mas acredito que tenha sido apenas um bug temporário.

Dualless

Eu passo a vida a usar o meu ecrã dividido e, apesar, de ser a coisa mais simples de fazer quando são dois programas diferentes no computador quando se trata de dividir janelas da Internet torna-se um pouco mais chato e é aí que a Dualless torna tudo mais simples! Com dois cliques ficas com duas janelas divididas no ecrã com o rácio que preferires. Simples, rápido e eficaz.

Language Reactor

A este ponto acho que começamos todos a sentir que deveria haver a oportunidade de uma parceira porque de tanto que eu falo sobre esta extensão no blog é absurdo!

Anteriormente conhecida como Language Learning with Netflix esta extensão é para qualquer pessoa que estude línguas o ajudante mais maravilhoso do mundo e agora encontra-se ainda melhor com a nova atualização em que passou a suportar novos sites como o nosso amado Youtube.

Forest

Extremamente conhecida para qualquer pessoa que use o telemóvel como ferramenta de produtividade, existe também a possibilidade de ter este maravilhoso timer no browser. O único contra que pode existir para alguns é o facto de a extensão não permitir sincronizar com a app nos outros dispositivos na versão grátis, mas se forem como eu isso não mete grande impressão.

Para além de ter um timer que permite usufruir da técnica pomodoro podes também criar uma blocklist impossibilitando-te de aceder a determinados sites enquanto estás numa sessão aumentando e mantendo assim a tua produtividade.

Grammarly

Sem precisar de apresentações porque todos nós já tivemos a oportunidade de nos deparar com os inúmeros anúncios a este maravilhoso site ele é um salva vida. Para muitos pode até não parecer grande ajuda porque se trata de um website de ajuda escrita para inglês, mas para alguém que estude a língua ou que tenha de a utilizar no seu percurso académico ou profissional pode ser um salva-vidas! Sendo que apesar de a versão paga ser muito mais completa em termos de dar ajudas avançadas em construção frásica, a capacidade da versão grátis é enorme e espantosa.

Podcastle

Outra extensão que para alguém que não utilize inglês no seu dia a dia não vai fazer sentido, comprovado por mim após tentar utilizar esta plataforma tanto para português como italiano (infelizmente, ela não está capacitada para isso). Apesar de tudo, não quer dizer que ela não seja uma boa ajudante. Se costumas ler notícias, blogs e artigos online em inglês esta pode ser a solução para ti transformando-os em poucos segundos no teu próprio podcast!

Toby

Toby é uma ótima alternativa aos marcadores, se fores como em que época de trabalhos sente que a quantidade de pastas e marcadores na barra é mais confusão do que organização. Ele permite-te organizar em segundos todas as janelas que tens abertas e ainda acede-las num instante.

Sempre que abrires uma nova janela terás acesso imediato ao teu Toby workspace não precisando de andar muito mais à procura, rápido simples e eficaz. Tens ainda a opção de sincronização, utilização de tags para organizar as tuas coleções e um espaço para tua própria to-do list.

Um senão e é algo muito pessoal é que como passas a ter o Toby nas novas janelas, em vez do Google, eu costumo tê-lo desativado fora da época de trabalhos e exames porque sinto que acaba por não facilitar, mas sim demorar a experiência de pesquisa quando nada do que queres tem haver com as tua coleções.

Streak CRM

Esta é uma extensão com um grande conjunto de capacidades, apesar disso eu utilizo-a para uma simples coisa. Verificações de leitura de e-mails.

É muito frequente enviarmos um email a alguém e ela esquecer-se de responder porque pode ter aberto, mas apareceu-lhe algo prioritário que ela tinha de fazer e ficamos com a dúvida “Devo enviar outro e-mail ou será que ela ainda não acedeu ao mesmo?”. Também temos aqueles casos em que existem trabalhos de grupo para fazer e alguém não quer trabalhar e assim sabes sempre quando é que o que tu enviaste foi lido.

Checker Plus for Gmail

Como podemos reparar eu sou a favor do tudo a um clique de distância e, por isso, até em aceder e-mails eu gosto de ter a vida facilitada. Para além que eu não consigo ter o e-mail no sistema do meu computador, ou seja, esta é também uma forma de receber as notificações sempre e não perder nada.

Todoist

És fã de to-do lists e nem sempre queres ter de ter papel ou um planner contigo? Tenho a solução ideal! O Todoist permite anotar todas as tarefas e eventos como um calendário em formato pop-up para que nunca te esqueças do que tens de fazer.

Picture-in-Picture

Esta deve ser, provavelmente, a extensão mais conhecida mas venho recomendá-la a qualquer pessoa que gosta de ter algo a dar em segundo plano, sem ocupar muito espaço, ou até a quem usa os videos do youtube como material de estudo.

No meu caso, tenho o hábito de pôr netflix a dar enquanto estou a escrever para o blog.

Focus To-Do

Mais uma extensão que te permite estar a par das tuas tarefas, mas esta adaptada á ténica de pomodoro. Queres ter sempre presente o que tens a fazer e sabes que se deixares andar vais procrastinar? Esta extensão permite-te cronometrar quanto tempo ocupas a fazer cada coisa ou quanto tempo te queres focar com um relógio para esta técnica, sendo que podes as durações de cada pomodoro e pausa. Como alguém para a qual 25 minutos é quase só como um aquecimento eu costumo fazer os meus pomodoros com 45 minutos e, depois, as pausas pequenas com 10 a 15 minutos e as grandes de 30 minutos.

E para ti há alguma extensão ou aplicação com a qual não consigas viver sem quanto se toca á tua produtividade?

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: