BTS 2021: Como preparar o novo ano letivo

Setembro chegou e isso é o primeiro sinal que o regresso às aulas está à porta quer queiramos quer não e com ele volta a minha série Back to School já habitual no blog todos os anos. Este ano poderão voltar a contar com posts duas vezes por semana (segundas e sextas) todo o mês de setembro para que tenham toda a motivação para começar o ano letivo com o pé direito.

Assim sendo, apresento-te 10 dicas para te ajudar a começar em grande.

Organiza e limpa o teu espaço

Está na hora de pôr as mãos à obra e começar a olhar para os teus espaços e papéis. Este é o momento de limpares a tua mochila se o deixaste por fazer, organizares e limpares a tua secretária, olhares para os papéis e apontamentos e ver o que vais necessitar ou não (guardares em formato físico ou fazer scan do que necessitarás e deitares o desnecessário fora), para além que não te esqueças de dar aquela limpeza nos teus eletrónicos seja no ambiente de trabalho ou na pasta das transferências.

Prepara o material antes do tempo

Vamos ser sinceros, sim? Se há coisa que todo o mundo gosta no regresso às aulas é compras de material escolar. O resto pode ser uma dor de cabeça para alguns, mas este momento vale por tudo.

Por isso mesmo, recomendo não ires em cima da hora. Assim podes visitar as lojas que bem te apetecer e escolher entre a melhor variedade.

Se fores alguém também que vai depender bastante do computador ou outros meios digitais prepara-os. Procura pelas apps, extensões e sites que sabes que te podem safar nas piores alturas.

Cria objetivos para o ano letivo

A realidade é que muitos de nós começamos o ano em força e rapidamente, até ao fim das duas primeiras semanas, parece que a nossa motivação cai totalmente e a realidade é que para manter boas notas é necessário mais do que apenas motivação. Necessitamos de ter boas rotinas, hábitos e acima de tudo disciplina.

Não me considero uma pessoa com uma disciplina infalível, pelo contrário, dependo imenso da minha motivação e do meu mindset pelo que é nos objetivos que marco que acabo por me focar para considerar melhorar.

Quando falo em criar objetivos não tem que ser apenas relacionados com o estudo, mas sim com hábitos que queiras manter e acima de tudo com tentar manter um equilíbrio pessoal na tua vida, por exemplo alguns dos meus objetivos para este ano letivo são:

  • Estudar 6 horas por semana.
  • Ler, pelo menos, 3 livros relacionados com jornalismo e comunicação por semestre.
  • Candidatar-me ao núcleo ou associação de estudantes.
  • Começar a utilizar mais o Instagram (1 publicação por semana).
  • Criar uma rotina semanal que me permita ter o fim de semana livre.
  • Andar mais de 25.000 passos por semana.

Constrói bons hábitos

O início do ano letivo é uma altura ainda calma pelo que se existe algum hábito que ainda estás a tentar desenvolver ou que queres começar este é o momento antes que comecem a cair os trabalhos e avaliações. Aproveita para criar uma boa rotina de skincare, de alimentação ou exercício físico.

Faz um orçamento

Para alguns pode parecer algo desnecessário, mas se vives fora de casa ou tens um certo valor que te é dado para te divertires e um certo valor para as tuas despesas recomendo teres sempre em conta as tuas finanças.

O primeiro passo é começar por apontar todas as despesas fixas que sabes que existem para que saibas quanto obrigatoriamente serão sempre os teus gastos. Depois recomendo-te que durante os dois primeiros meses tentes manter um registo do que gastas fora das despesas base e no que é que são feitos esses gastos. Isto para que a partir daqui possas saber quanto mais necessitas habitualmente e se estás a gastar demais em alguma área específica.

Prepara uma boa playlist

És uma pessoa carrancuda ao acordar? Ou que necessita de música para se conseguir concentrar? Se sim, bem-vindo(a) ao meu clube! Eu não sou a maior fã de acordar cedo isso é o certo e a realidade é que silêncio para estudar ou trabalhar também não é a minha onda, por isso a melhor forma de dar a volta a estes problemas é mesmo com música e para isso nada melhor que uma boa playlist. Há quem crie playlists para todo o tipo de moods e com todo o tipo de géneros, por isso também o podes fazer ou procurar as de outras pessoas que gostes e usar!

Prepara o teu cérebro

Como assim? Eu estou de férias e tu queres pôr-me a estudar? Não necessariamente! Claro que depende do que estudas, mas pensa comigo. O que é que nós fazemos por, pelo menos, 9 meses ao ano? Estudar, estudar e estudar. E o que é que nos restantes acontece? Nós fugimos a isso ao máximo, mas diz-me lá se quando tudo recomeça não parece que o cérebro está em papa?

É, nesse sentido, que falo. Por vezes, o simples hábito de ler durante uns dias, seja o que for que gostes ou te interesse pode ser o suficiente para que não comecemos a escola com um choque tremendo.

Reavalia os teus sistemas de organização

A forma como te organizaste o ano passado serviu-te para todo o ano? Se sim, prepara-a novamente. Por outro lado, chegaste a meio e a tua vida era uma confusão? Está na hora de deixar o método que não serviu de lado e experimentar outro.

Por exemplo, eu sou adepta de bullet journal há 5 anos, mas sendo totalmente sincera 2021 não está a ser o ano para tal e, por isso, agora estou a tentar encontrar um planner (o que está difícil porque as agendas à venda são todas muito lindas por fora, mas tens as páginas mais sem graça de sempre) ou calendário que me sirva porque me apercebi que me tenho focado apenas no uso do meu bullet para fazer listas de tarefas e marcar eventos no calendário.

Está na hora! Necessitas de dormir

Todos nós aproveitamos as férias para nos deitar mais tarde e deixar de dormir durante o dia. Se fores dos meus acontece-te o mesmo durante quase todo o ano porque o horário assim o permite, mas para muitos os primeiros dias de aulas são a pior coisa de sempre pela falta de sono. Ou seja, aproveita enquanto tens tempo para ir lentamente alterando a tua hora de deitar e levantar sem ser algo repentino.

Desenvolve uma rotina

Após teres conhecimento do teu novo horário pode ser uma boa ideia começar a adaptar a tua rotina ao mesmo. Pode ser necessário criar o hábito de mudar a hora de ir ao ginásio, ter de começar a planear saídas em outros dias ou mesmo tratar das tuas coisas.

No meu caso, tenho a noção que a minha rotina vai ter de envolver três mudanças: criar o hábito de me levantar cedo para poder fazer exercício porque o horário que costumava usar vai agora ser ocupado com as minhas aulas; começar a estudar às 11h e não às 14h como sei que me é habitual e passar a fazer compras toda as terças-feiras para as refeições da semana.

E tu? Existe algum outro passo indispensável para te preparares para as aulas? Se sim, deixa nos comentários!

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: