Estudar quando a vontade é pouca

Primeiro, é importante compreender que é normal e todos nós sentimos preguiça, sem vontade de estudar ou fazer seja o que for para além de estar na cama em algum momento.

Segundo, tenho certeza que não posso ser a única pessoa que mesmo com a época final à porta há dias em que só quer fingir que responsabilidades não existem e adiar para depois! Pensando em dias como esses e na realidade de que não é possível fugir se queremos ter os resultados que desejamos aqui deixo algumas ideias para lidar com estes momentos e ganhar um pouco de motivação.

Foge aos livros!

Tens um tópico para aprender? Dá uso à Internet, ao youtube e às plataformas de aprendizagem e aprende num formato diferente. Se não te sentires capaz de estar à secretária a fazer apontamentos, apenas põe o vídeo a dar e deita-te. É possível reter informação mesmo se estivermos a ouvir, desde que seja com atenção, e tendo a noção que o aprofundamento nos detalhes nunca será tão grande.

Cria mindmaps & flashcards

Muitas vezes, sentimos que demoramos horas e horas de volta dos resumos e que já estamos fartos de escrever. Sabias que está provado que método como mindmaps e flashcards devido ao seu cariz ativo são das melhores formas para reter realmente a matéria?

10 minutos

Segue esta regra, senta-te com tudo pronto e promete a ti mesmo(a) que te vais concentrar e põe um timer para estudares 10 minutos e faz o que tens que começar a fazer nesse tempo.

Só existem dois resultados: um ao fim de dez minutos não consegues mais, mas avançaste algo (mesmo que sejam apenas 1 parágrafo) ou o teu cérebro vai sentir que está a ser interrompido e vais querer continuar até sentires que acabaste o raciocínio do momento.

Põe as tuas perspetivas futuras ao barulho

Qual é o teu sonho em termos profissionais? Queres seguir os estudos? Onde? Que emprego queres ter? Tens uma empresa de sonho?

Imagina-te daqui a dois anos, nem precisas de mais, a fazer o que realmente sonhas no ambiente que queres e como sempre pensaste que seria e reflete que o que faz hoje pode trazer esse resultado. Pega no que te entusiasma para aprender graças ao possível futuro que pode gerar e prometo que te vai motivar.

Cria uma study playlist

Se és como eu que não se foca sem música esta pode ser a solução ideal. Normalmente, quando estou desmotivada tenho tendência a criar uma playlist nova com música que tenho vontade de conhecer ou em que ando viciada e reservo apenas as alturas de estudo para as ouvir, ou seja, sem estudo não há música! Melhor razão para começar a estudar?

Relaxa

Sim, eu sei, isto pode parecer contraditório, mas quando falo em relaxar não estou a falar de procrastinar. Por vezes, o nosso espírito e o nosso corpo estão realmente em burnout e estar a forçar não vai ajudar de todo, logo existem formas que podem ajudar a reiniciar um pouco. E NÃO me refiro a fazer maratonas de programas na Neflix!

Faz uma sesta de meia hora, se fores como eu a realidade é que só me deito a olhar para o tecto. Dispõe de um pouco para fazeres um hobby que gostes e que não disponhas a 100% de necessidade de raciocínio, por exemplo, ler é bom, mas não tentes pôr-te a estudar línguas (só se for através de podcast que permite ter ambiente de fundo). Vai dar uma caminhada, mesmo na cidade o ar acaba sempre por ajudar a espairecer.

Conhece-te

Por último, compreende a razão. Há alturas em que não há de todo uma razão específica, podemos apenas estar cansados(as) por já ser muita coisa ou já estarmos à muito tempo a trabalhar, mas por outras existem razões para sentires estas dificuldades. Refletir sobre isso e compreender a raiz pode ajudar a perceber como acabar com a questão.

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: