Como preparar o semestre #2021edition

O meu novo semestre começa já esta segunda feira e apesar das férias terem sido curtas e como toda a gente dentro de casa houve tempo suficiente para apenas relaxar antes de começar novamente a loucura. Esta semana tenho tentado preparar as coisas de forma a organizar-me e iniciar o semestre com calma e já com tudo pronto. Assim sendo, decidi partilhar convosco o que tenho andado a fazer para começar o semestre com o pé direito.

Dar uma vista de olhos ao teu horário.

Não sei quanto a ti, mas o meu horário todos os semestres é bastante diferente do anterior e pode ser muito confuso ao início, visto que não há praticamente dois dias seguidos em que inicie as aulas à mesma hora. Por isso, gosto de lhe dar uma vista de olhos uns dias antes, talvez tirar print e pôr na galeria ou mesmo como wallpaper até me habituar. Para além disso, saber o meu horário costuma ser a primeira coisa que faço para saber como terei de regular o sono.

Regular o sono.

A pior fase de começar qualquer semestre ou aulas depois de umas férias para mim. Sou alguém que dorme até às 14h nos fins de semanas, mesmo durante a época de aulas, se juntarem esse hábito às férias digamos que o meu ciclo de sono é bem estranho. Sendo também alguém com um difícil acordar e que fica rabugenta, como os bebés, se não dormir tempo suficiente faço disto uma prioridade no início das aulas.

Limpar o espaço de trabalho.

Muito provavelmente já o fizeste mal o semestre anterior terminou ou se calhar apenas puseste tudo a um canto por não teres paciência. Esta é a altura perfeita para dar a volta aos papéis, ver o que é preciso guardar, o que é lixo, o que deves manter por perto ou que podes arrumar com coisas passadas, para além de tirares toda a loiça, elásticos, tralha e pó acumulado.

Limpar aparelhos digitais.

Eu utilizo apenas o meu computador para estudar e trabalhar, o que pode virar uma confusão com artigos numa pasta, coisas numa drive, outras noutra, uns quantos prints na pasta de imagens e um montão de rascunhos nas transferências. O que eu quero dizer com isto é: está na hora de abrires todas as pastas e ficheiros e veres o que é apenas espaço acumulado sem sentido.

P.S: como sabemos todos os estudantes pensam que tirar fotos dos quadros e livros os vai fazer estudar, por isso aproveita e limpa também a tua galeria do telemóvel aposto que está lá coisas que nem te lembras!

Criar ou guardar study playlists.

Depende de pessoa para pessoa se música é sequer uma boa opção quando se trata de estar em modo concentração, para além disso do tipo de música, mas acredito que pode ser uma grande fonte de motivação. Apesar de normalmente gostar de criar as minhas playlists, quando se trata de study playlists eu costumo pesquisar no spotify e no youtube por playlists de outras pessoas dentro de um género porque existe uma menor possibilidade de eu conhecer as músicas, quando se trata de músicas com letra, ou seja, menos formas de me distrair.

Notion & Bullet Journal setup.

Seja estes os teus métodos de organização ou outros, está na hora de dedicares um bocadinho do teu tempo a eles e prepará-los para serem utilizados sem quaisquer complicações.

P.S: Se quiseres que eu partilhe a forma como utilizo o notion deixa um comentário abaixo 😉

Criar um arquivo digital para o novo material.

Dependendo da plataforma que utilizas isto pode ir desde a simples criação de novas pastas já destinadas para futuros documentos até à criação do teu setup do Notion ou OneNote.

Estabelecer um orçamento.

Mas Tânia espera aí, eu nem sequer trabalho para que é que isto me vai servir? Sejamos sinceros, aprender a gerir o teu dinheiro é uma capacidade que quanto mais cedo aprenderes melhor será e porque esperar? Tens mesada que recebes? Ou despesas obrigatórias? Tenta apenas fazer uma pequena gestão e estabelecer um limite de valor que pretendes gastar, tendo em conta o teu estilo de vida habitual, porque por mais que não vejamos visto que nem sempre é dinheiro que saí do nosso bolso há coisas que não são necessidades.

Criar um plano de exercício físico.

Isto pode não ser para todos, pois muita gente é fã de exercício físico e tudo. Mas existem seres como eu que não gostam de ter de se exercitar e se juntarmos a isso o facto de ter de estudar, eu tenho aquele pensamento de que não tenho tempo porque tenho muita coisa para fazer, sendo que maioria das vezes eu até invento o que fazer, por isso criares um plano pode ajudar-te a manter-te em forma ou apenas ativo(a).

Criar um plano de alimentação.

Pela mesma razão mencionada acima, mas, neste caso, assente no facto de que não ter tempo leva-nos a fazer más escolhas alimentares e não é de todo bom para o nosso organismo passarmos o semestre a comer noodles ou hambúrgueres (culpada!!).

Dar uma vista de olhos nas informações das aulas.

Isto vai sempre depender de como a tua faculdade se gere, há quem tenha datas antes de começar sequer o semestre, há quem só as tenha a meio, mas tenta pensar que informações tens importantes que vais necessitar em algum momento e faz um esquema com as mesmas para saberes sempre onde ver.

Criar um plano de estudos.

Eu já falei disto aqui no blog e como já tinha dito pode ser algo difícil de fazer inicialmente, sendo necessário talvez usar uma ou duas semanas do início do semestre para compreenderes como poderás trabalhar de forma a manter tudo em ordem.

Preparar a mala.

O preparar a mala talvez não seja a expressão mais adequada agora com aulas online, para a maioria dos estudantes, mas o que digo com isto é tem pronto o material que vais necessitar para o semestre, para ficares descansado(a).

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: