Self care: 18 pequenas ideias

Hoje trago um post que não estava de todo planeado acontecer. A realidade é que eu sinto que não sou a melhor pessoa para falar em self care, pois é uma área da minha vida em que eu ainda tenho tanto para aprender, mas talvez por estarmos num novo confinamento e eu só consiga pensar no quanto foi uma área que eu necessitei de lidar no anterior acabou por ser algo que parece que chamou por mim.

“Produtividade vem em diferentes formas dependendo do momento e da pessoa”.

A frase acima é não só um pequeno spoiler do post da semana que vem, como algo em que eu quero que penses seriamente em interiorizar.

É totalmente verdade que já passamos por um confinamento e, talvez, nos pareça que este vai ser mais fácil por isso, mas sejamos sinceros nós sabemos que isso não é verdade. Vai haver momentos em que a nossa motivação irá abaixo, haverá momentos em que realmente sentiremos que não conseguimos mais, mesmo tentando ir de acordo com as expetativas, e quero que saibas que é totalmente normal sentires-te assim de vez em quando.

Neste momento, eu encontro-me de férias, mas sei que para muitos as regras direcionadas às escolas podem ter sido tanto um alívio como uma preocupação ainda maior com o que virá depois, por estarem em épocas de exames e sentirem que poderão ficar sobrecarregados. Por isso, eu decidi partilhar algumas ideias de self care que podem ser uma ajuda para quem esteja a enfrentar os receios destas regras, os efeitos do novo confinamento na sua saúde mental ou a sobrecarga de trabalho, apenas lembra-te que se não cuidares de ti ninguém o irá fazer e não conseguirás dar o teu 100%.

  • faz a tua cama – mesmo que não sintas vontade de fazer mais nada, prometo-te que por mais pequena que esta tarefa pareça ela tem um impacto na forma como o nosso cérebro vê o nosso nível de produtividade.
  • tem uma garrafa de água ao pé de ti – se fores alguém que não sente vontade de beber água, experimenta tentar criar lembretes no telemóvel e cada vez que um aparecer dar um gole. Por mais pequeno que pareça manter-te-á minimamente hidratado(a), o que ajuda a prevenir dores de cabeça (as quais não precisamos de todo nos dias em que não nos sentimos a 100% ou em qualquer outro)
  • sticky notes – depende do tipo de pessoa que és, mas se tens imensos e és alguém que normalmente dá atenção aos seus lembretes coloca alguns com pequenos lembretes positivos no teu espaço, podem não só ajudar-te a manter-te organizado(a) como com um mindset positivo.
  • cria playlists – acho que todos concordamos que elas são divertidas de fazer e ouvir. Por isso, diverte-te! Cria playlists para cada estação, que te lembrem diferentes momentos, para diferentes moods.
  • experimenta bullet journaling – todos temos a noção que não seria eu se não mencionasse isto. procura inspiração, faz colagens, usa-o apenas para organizar pensamentos e deitá-los cá para fora, para fazer listas de tarefas. Cria-o à tua maneira e para o que necessitas, há milhares de hipóteses só necessitas de lhe dar uma chance para ver as suas inúmeras vertentes.
  • faz listas – é uma maravilhosa forma de parar o stress. Fá-lo para a tua lista de compras, para o que necessitas de fazer num projeto, de tudo o que queres conhecer na tua próxima viagem.
  • vê videos de pequenos animais no youtube – nem tudo importa ter um propósito, por vezes apenas precisamos de desanuviar e animais são uma maravilhosa forma de nos alegrar, por isso dá uso às compilações de vídeos no youtube e aproveita.
  • põe música nostálgica a darhigh school musical, mamma mia, qualquer música que te lembres te dar vontade de dançar sempre que a ouves. Eu recomendo Avril Lavigne, não importa se são as animadas ou as tristes, eu sempre fico melhor depois de as ouvir e cantar e dançar que nem uma doida.
  • liga a um amigo ou parente – mesmo que seja apenas para dizer olá e ouvir a voz de outra pessoa.

“you are allowed to be proud of the victories that no one else can see. like showering without completely hating your body, not breaking into tears at the thought of the future, talking yourself out of a dark mindset, calming yourself down in public, or like waking up every single day and choosing life. be proud of the progress no matter if it is visible for others or not. you’re doing great, keep up the good work!” — styrke
  • come algo – é totalmente normal sentir que não temos vontade de nada, mas é importante tentarmos manter-nos saudáveis, por isso tenta comer vegetais ou fruta não só são opções rápidas, como leves e fazem bem.
  • veste algo no qual te sintas bem – não importa se não vamos sair ou ver alguém, devemos vestir-nos para nós. Se fores alguém que gosta de maquilhagem, aproveita e porque não fazer também?
  • faz exercício – se a energia é mínima aconselho a alongar, não é necessário muita energia e é possível de fazer mesmo na cama.
  • escova os dentes
  • vê um filme – existe algum filme que sempre te anime quando o revês? Então é a hora. Ou podes sempre ver algo novo que pareça interessante.
  • faz um bolo ou bolachas – se fores como eu pode ser a forma mais divertida e fácil de animar os meus ânimos e sentir-me um pouco produtiva.
  • pratica um hobby – existe algo que realmente gostes de fazer? então está na hora de o pôr em uso. Por vezes, é a melhor forma de nos fazer sentir melhor e sem a culpa de não estar a fazer nada.
  • desliga as redes sociais – por vezes, podemos sentir que é a única coisa que temos vontade de fazer, mas elas podem ser uma grande distração e não uma positiva para que conste.
  • faz uma sesta

Sei que podem parecer ideias e conselhos extremamente básicos, mas espero que alguns pequenos lembretes te possam ajudar a tomar mais conta de ti e a sentires-te um pouco melhor, porque todos nós temos dias não e é totalmente normal.

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: