BTS 2020: 10 dicas de estudo

Acho que não importa quando todos nós alunos aceitamos sempre novas dicas que nos possam ajudar a melhorar em algo, por isso decidi que neste último post da série back to school de setembro deveria partilhar algo mais abrangente. Ou seja, deixo-vos 10 dicas de ouro relacionadas de alguma forma com o estudo, esperando conseguir ajudar-vos, nem que seja com apenas uma!

  • Não tens vontade de estudar? Faz uma pausa e pensa no futuro. Onde queres estar daqui a dois anos? 6 meses? Valerá a pena refazer esta disciplina novamente por ter falhado depois de desistir de estudar?
  • Compreende qual o melhor método para estudares. Onde é que te consegues concentrar mais? Sozinho ou acompanhado? Que método de aprendizagem específico usar?
  • Usa a internet. Por mais que o professor explique não consegues compreender a matéria? Pede ajuda ao teu amigo youtube, se há algo incrível na plataforma é que conseguimos achar vídeos a explicar quase tudo.
  • Toma nota daquelas indicações valiosas que os professores dão e dá uso às mesmas. Ou seja, quando eles dizem que é importante ou que sai no teste dá-lhes a devida atenção.
  • Faz o trabalho que te é designado. Mesmo que seja um trabalho que não vale nota, deves fazê-lo. O nosso cérebro aprender a fazer coisas, logo é uma das melhores formas de compreender e estudares algo.
  • Tem um painel de avisos à mão. Uses um caderno ou dossie, cria uma página inicial com post-its notes ou apenas uma folha livre onde possas apontar rapidamente qualquer questão, trabalho ou páginas que seja necessário. Assim quando chegares a casa, sabes sempre em que lugar estão os avisos do que necessitas de tratar.
  • Faz e/ou imprime qualquer teste, exercícios ou exame a que tenhas acesso. Mantém-nos no local acessível, pois esta é a melhor forma para praticar antes daquele exame final e compreender o que mais é recorrente de sair.
    • P.S: Quando estiver próximo o exame, aproveita e para treinar tenta simular a situação. Põe o temporarizador e vê se consegues terminar as coisas antes do tempo.
  • Deixa, pelo menos, um momento da semana (seja uma manhã, tarde ou noite) para um estudo intensivo. Isto pode ser a tua salvação para as alturas em que existam demasiados trabalhos ou projetos para serem feitos que não os conseguem incorporar totalmente na tua rotina. Este tempo pode ser o designado para te focares neles.
  • Se o teu professor disponibiliza PowerPoints antes das aulas imprime-os (quatro por página) e levá-los para a aula. Aproveita que estes já possuem informação para condensar as tuas aprendizagens com apontamentos adicionais nas margens.
  • Quando estiveres a estudar para perceber o que sabes lê o título de cada capítulo e tenta dizer por ti os seus conteúdos, explicando os conceitos adjacentes e as relações entre eles. Se deixares passar algum tópico, repete de novo. Quando mais repetições, melhor podes compreender e memorizar algo.

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: