BTS 2020: Como preparar as aulas online

Alarmes são os teus melhores amigos.

Se não queres virar como eu, durante metade do semestre em que acordava em cima da hora e quando chegava tinha que pedir a alguém para avisar o professor para eu entrar (o que é uma chatice) ou perdia o começo da matéria, ou seja, não fazia a menor ideia do tema a ser falado. Por amor de deus, usa e abusa de alarmes. Tenta ligar o dispositivo que vais usar para assistir a aula, pelo menos, 10 minutos antes porque pode demorar para as páginas carregarem.

Veste-te!

Nem que seja só das pernas para cima, mas lava a cara, penteia-te e saí do pijama. Eu sou tão culpada disto nas aulas das 9h30, eu ia para a aula de pijama e passava a aula de câmara desligada. Mas, a realidade é que há professores que te pedem para teres a câmara ligada e um segredo aqui entre nós: tê-la ligada pode ajudar-te a concentrar visto que sabes que as outras pessoas te conseguem ver, então não há tendências de dormir ou estar a fazer outra coisa ao lado, ok?

Desliga as notificações.

Eu sinto que já referi isto umas carradas de vezes, mas por aproveita o modo avião e as extensões que te permitem bloquear websites para te manteres produtivo, pelo menos durante o horário das aulas.

Cria uma rotina de fim de trabalho.

Quando temos aulas presenciais ou trabalho existem certos hábitos que o nosso cerébro apanha como o estímulo para encerrar um dia de trabalho. E estes estímulos são de maior importância quando fazes tudo a partir de casa, o cerébro precisa de saber quando desligar e poder relaxar. Isto é também adequado para o começar a trabalhar!

Cria um horário fixo para estudar.

Queres ver aquele filme na netflix? Passar horas a jogar? A verdade é que podes fazê-lo, mas também tens tempo para trabalhar. A forma mais fácil para alguém que tem dificuldade em parar de procrastinar é criar rotinas, horários. Mal tenhas o teu horário, pensa para ti mesmo a que horas posso estudar neste dia? E bloqueia sempre esse horário para tal.

Descobre o local com melhor acesso à internet.

A verdade é que faças as tuas aulas online a partir de casa ou de outro local, tenta descobrir antecipadamente qual o local em que a internet tem melhor capacidade. Por exemplo, apesar de eu estudar na secretária do quarto sei que durante as aulas devo transferir-me para o escritório literalmente ao lado do router, visto que é o local com menor interferência e me possibilita ouvir a aula sem cortes, o que na verdade mesmo assim acontece. Logo, tenta minimizar os problemas para não se tornar um desafio ainda maior e uma chatice cada aula online que vás ter.

Não vai dar mais para fugir ao teu email.

Sou culpada de não ser alguém que presta muita atenção aos emails que recebe, chegava-me ver o meu uma vez por dia e estava tudo bem. Mas agora com os sistemas híbridos ou mesmo totalmente online ele é uma das ferramentas mais importantes que vais ter. É através dele que vais ter acesso a todos os comunicados importantes e poderás estabelecer os contactos que necessites com os teus professores. Por isso, lembra-te de lhe dar mais do que uma olhadela por dia.

Não comeces um novo programa de tv.

Este aqui para mim é uma faca de dois bicos. O que eu quero dizer com isto é: se fores alguém que quando começa algo, vicia e só sabe parar quando acaba. Reserva esta atividade para os fins de semana, tendo em conta que estes estão livres por já teres terminado as tarefas. Se fores alguém que consegue parar quando quer, faz secalhar da tua rotina uma hora livre para o ver e ser a tua forma de descontração. Mas não te esqueças, não vale usar a desculpa de querer terminar logo como forma de procrastinar.

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: