Italiano 101: organização

Para todas as pessoas que podem querer começar a aprender um novo idioma e não tenham nenhuma ideia de como organizar os estudos e que materiais utilizar, eu decidi partilhar a forma como organizo o que aprendo e o que utilizo para as sessões de estudo.

Meu material fundamental para todas as sessões de estudo:

  • Dossiê A4.
  • Conjunto de canetas – tons cinzentos.
  • Caneta azul clara.
  • Caneta azul.
  • Sublinhador.
  • Caderno A4.
  • Computador.

Quando iniciei esta jornada, utilizava apenas um caderno, pois após explorar online reparei que era o método mais utilizado, mas pouco tempo depois percebi que não me é uma forma fácil de trabalhar em termos de organização, pois sentia-me perdida com a localização do que necessitava. Acabei por adotar o dossie para os apontamentos que faço. Criando assim uma divisão entre apontamentos sobre gramática, vocabulário e exercícios no contexto de estudo frásico. O caderno continua a ser utilizado como forma de estudar, sendo utilizado como local de exercícios relativos a estudo de verbos ou outro tipo de gramática.

Os diferentes materiais de escrita compõem o meu método de color coding, visto que como alguém bastante visual sinto que cores me ajudam a compreender melhor. Ou seja, para além da caneta para os apontamentos gerais utilizo três canetas de tons diferentes em “cinzento” para diferenciar títulos, subtítulos e a versão italiana das palavras quando se trata de vocabulário. A caneta azul clara é usada para identificar informação complementar que vou descobrindo sobre os diversos tópicos através dos diferentes recursos e o sublinhador destaca o que é extremamente importante compreender para não cometer erros.

A organização que se utiliza desde o formato de estudo, à utilização de color coding ou não e a divisão das sessões de estudo depende da forma como cada um de nós sente que aprende mais, e é importante ter isso em conta quando começamos a estudar algo especialmente por conta própria. Para conseguir vingar em algo, é necessário conhecer-nos a nós mesmos.

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: