Italiano 101: 8 dicas para aprender uma nova língua

Há atividades que fazemos por gosto e que nos permitem ao mesmo tempo aumentar as nossas capacidades relativamente a algo. No meu caso, trata-se de aprender novas línguas. Sou apaixonada pelo mundo, pela diversidade de línguas, religiões e culturas que nos é oferecida através da aprendizagem sobre os inúmeros países que existem.

A curiosidade de aprender uma língua surge comigo quando a vontade de conhecer o país onde ela é falada, é maior do que a maioria. Foi esse o caso por trás do meu enorme esforço para conseguir aprender inglês, visto que sempre desejei conhecer Inglaterra e a Austrália, foi essa a minha razão quando comecei a aprender italiano e é a minha motivação para no futuro embarcar na minha jornada de aprendizagem de japonês.

Maioria de nós cresce a aprender inglês e outra língua devido à nossa educação, mas há cerca de 3 anos embarquei numa jornada para me autoensinar italiano e, pensei que sendo algo que faz parte do meu quotidiano porque não dedicar-lhe um post no meu cantinho?

A ideia original era um post englobar diversos tópicos, mas decidi que seria melhor fazer algo divivido por tópicos. Assim sendo, pretendo dar-vos a conhecer ao longo de um conjunto de posts:

  1. Dicas de aprendizagem de uma língua, em geral;
  2. Diversidade de fontes de estudo;
  3. A organização e forma como utilizo o material;
  4. A minha rotina de estudo;

Aprender uma nova língua ou qualquer nova habilidade, seja qual ela for, implicada empenho, motivação e trabalho árduo. O processo depende de pessoa para pessoa, mas algo que todos nós fazemos quando decidimos aprender algo novo é abrir a internet e pesquisar “dicas para aprender…”. Eu sou culpada disso, sempre o fiz e continuo a fazer, mas a verdade é que enquanto muitas não nos servem para nada, conseguimos descobrir outras que acabam implementadas na nossa rotina. Assim sendo, aqui partilho algumas que no processo de aprender qualquer novo idioma fazes em algum ponto parte do meu processo.

Language Learning with Netflix

Se a maioria do que consomes de entreternimento é através da Netflix, sabias que é possível fazeres do teu tempo de lazer também um tempo de aprendizagem? A Netflix possui uma extensão para o Chrome, a qual te permite simultaneamente ter legendas em duas línguas diferentes, tal como ao selecionares as palavras e expressões te mostra os diversos significados de uma palavra.

Aprende o básico

Queres começar a estudar uma nova língua e não sabes por onde? Para além de instalares uma app que te ajude com o vocabulário faz também o seguinte: pensa para ti mesmo “se alguém tivesse a aprender a minha língua nativa quais seriam as expressões ou palavras base que eles deveriam saber para facilitar a comunicação com os locais?”. Em seguida, aponta-as numa folha e aprende-as na tua língua-alvo, porque a verdade é que por mais diferença que os idiomas tenham entre si, as ideias chave para uma comunicação básica é igual em qualquer lugar do mundo.

Cria um plano

A verdade é que ninguém consegue sobreviver nos estudos estando à deriva e todos nós temos noção de tal pelas experiências com a nossa educação. Quando tentas aprender algo por conta própria é ainda mais importante criar um plano com os pontos que queres ir estudando e como pretendes dividir o teu estudo para saberes sempre o que fazer a seguir.

Ouve música

Procura músicas na tua língua alvo que sejam de géneros que gostes de ouvir, escolhe uma que gosta e ouve-a no repeat. Aprende a tradução, as letras originais, tenta compreender como funciona a construção de frases e aproveita para praticar cantá-la, mesmo que as cantorias não sejam o teu forte, para poderes praticar a tua pronúncia.

Fala contigo

Aprendeste frases ou palavras novas sobre um determinado tópico? Ou já consegues criar algumas frases simples? Treina a tua pronúncia e o teu conhecimento através da utilização das tuas aprendizagens para tarefas simples ou nem que seja para divagar contigo mesmo enquanto as realizas. É uma boa forma de começar a aprender a comunicar.

Disney é a tua melhor amiga

Todos nós vemos filmes, youtube ou séries, mas há algo garantido. Todos nós, em algum ponto, já assistimos a, pelo menos, um filme da Disney uma ou até umas dezenas de vezes e conseguimos sabê-lo quase de cor. Aproveita isso em teu benefício, vê o filme na língua que queres estudar com legendas na tua língua nativa ou pratica com as músicas nas versões da língua que queres aprender.

Muda os settings dos teus dispositivos

Pode parecer parvo e até desnecessário por nem sempre ser vocabulário que uses diariamente, mas a verdade é que provavelmente já dominaste todas as configurações do teu telemóvel ou computador e aprender novo vocabulário nunca é demais.

Encontra um colega de estudo

Pode ser difícil para algumas pessoas porque os teus amigos podem não ser curiosos sobre esse idioma, mas podes sempre pesquisar online. O tumblr pode ser outdated para muitos, mas quando se trata de grupos, pessoas que te podem ajudar e partilhar ideias é ideal. Também podes pesquisar no instagram junto da comunidade de studygrammers que tenham conteúdo voltado para os idiomas. Podes vir a descobrir colegas ou até mesmo grupos de estudo que te podem a melhorar em áreas que sozinho(a) não conseguirias.

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: