11 simples formas para ser produtivo

A produtividade é mais que algo momentâneo, para ser constante e não termos que nos limitar a encontrar aquele momento motivador para fazer as coisas é necessário ir mais além, aprender que os hábitos que criamos tem uma influência no nosso dia a dia e para alcançar uma produtividade natural e que seja um modo de “easy switch” quando precisamos e mesmo tendo ou não já algumas formas que consideramos ser o nosso “switch” para entrar em modo produtivo existem outras coisas que podemos experimentar.

Mas, primeiro é importante compreender que produtividade tal como tudo na vida varia de pessoa para pessoa, de estilo de vida para estilo de vida e nem sempre se manifesta da mesma forma. É possível ser produtivo mesmo em dias em que não existem uma lista com 1000 afazeres os quais foram todos cumpridos, ou seja até no verão mesmo sem grandes projetos é possível fazer algo dos nossos dias e não os ver apenas passar.

Focus on being productive instead of being busy. – Tim Ferriss

Dá uma limpeza nos teus dispositivos

Desde o teu computador ao telemóvel seja em que altura do ano acabamos por colecionar coisas que não fazem falta. Eu, especialmente, no final de um semestre descubro que tanto os meus downloads, câmara e inbox são um monte de screenshots e ficheiros que nem fazem sentido ser guardados porque já não me ajudarão em nada e é sequer se eu algumas vez olhei para eles.

Pratica desporto

Não precisas de começar a praticar desporto todos os dias da semana se nunca tiveste esse hábito, mas aproveita quando começares a ver que não tens nada para fazer mesmo com scrolling para fazer uma caminhada, apanhar um pouco de ar e se conseguires convencer os teus amigos tens aqui um motivo para estar com eles.

Faz uma lista de compras

Pode parecer parvo e apesar de eu não gostar de comprar coisas só por comprar, apercebo-me ao analisar o meu bullet journal que em certas páginas existem coisas que eu fui apontando que precisava comprar e não o fiz por ter pouco tempo. E a verdade é que metade delas eu continuo a sentir a necessidade de as comprar hoje, por isso aproveita um pouco do teu tempo e reflete sobre o que talvez precises mesmo de comprar por fazer falta.

Pessoas mais próximas sabem o quanto eu amo ler, mas também reconheço que durante o meu tempo de aulas com tantas leituras obrigatórias esse hábito se perde um pouco, mas é sempre algo que podes implementar durante o verão. É uma fonte de entreternimento e aprendizagem, sem te aperceberes, e talvez seja uma pausa dos dispositivos digitais se preferires livros em formato físico.

Dá uma limpeza no teu espaço pessoal

Com os nossos dias tão ocupados, por vezes, deixamos para depois aquela limpeza e quando damos por ela ficou 5x pior do que estava. Aproveita algum tempo que tenhas para dar aquela limpeza, mesmo que sejam só 10 minutos.

Dica extra: Eu adoro saber mais, mas quando se trata de podcasts eu não consigo focar-me apenas neles se não houver motivação visual. Por isso, se fores como eu e sempre quiseste experimentar põe um a dar enquanto limpas. Apesar de serem duas tarefas em simultâneo, eu sinto que retenho muitas das coisas que ouço visto que as limpezas não precisam de um foco extremo da minha parte.

Planeia a tua próxima viagem

Eu sei que, neste momento, talvez pareça hipócrita pensar sobre isto, mas não precisa ser algo com proximidade temporal. Eu sempre tive por hábito descobrir o quanto consigo poupar dependendo de quando tento planear uma futura viagem, tal como descobrir novos sítios. E mesmo que ela não se realize este ano é sempre um guia para o futuro, principalmente se falarmos da tua viagem de sonho.

Atualiza o teu currículo

Eu nunca tive muita atenção a tal, porque não tenho qualquer experiência de trabalho e até ao ano passado nunca tinha precisado de um, mas sei que daqui a alguns meses vou precisar realmente de um e como não quero andar feita louca a tentar criar um aproveitei para colocar tal tarefa nos meus mini goals de julho. Concluindo, eu tive tempo para pesquisar sobre, atualizar o antigo e ainda o criar num formato personalizado em poucas horas.

Cria ou atualiza a tua playlist

Eu não vivo sem música, seja para estudar, enquanto estou a praticar um hobbie ou apenas a fazer pequenas tarefas domésticas. Por isso, gosto de ir atualizando as minhas playlists, porque apesar de ter uma com uma variedade imensa acho super chato quando não estou no mood estar mais tempo a escolher a música do que a ouvi-la.

Aprende algo novo

Sabes aquela habilidade que sempre apreciaste nos outros? Que sempre desejaste aprender? Aproveita o verão para começar a aprender, há tempo suficiente para tal. Seja através do youtube, do skillshare (plataforma que te proporciona aprender das mais variadas habilidades) ou do futurelearn (plataforma que te dá a oportunidade de ter aulas lecionadas por universidades e organizações de todo o mundo para melhorar o teu currículo, aprender uma nova habilidade ou hobby).

Faz um DIY em casa

Reaproveita aquela peça de mobília que sentes que podia ter uma nova vida, opta por modificar aquela t-shirt simples e a precisar de uma nova vida ou pinta um quadro. Tenho que admitir que desde o início da quarentena que quero muito experimentar pintar, especialmente, por causa dos inúmeros vídeos da Gloom em que ela experimenta diferentes formatos e eu sinto que devia tentar, mesmo que acabe a rir com o resultado desastroso.

Começa um blog, podcast ou canal do youtube

Sempre achaste que tinhas mais para dizer ao mundo do que conseguias? Sempre houve um assunto que tinhas realmente vontade de partilhar? Na nossa geração podes optar por qualquer formato e plataforma que te faça sentir mais à vontade e começar um projeto teu.

Para além destas ideias, existe já alguma que te faça sentir que estás a ser produtivo(a) para além dos momentos em que te focas no trabalho? Se sim, qual?

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: