Plan with me: Objetivos

Um mês distancia o último post deste, desapareci em batalha e só agora foi possível regressar. Infelizmnete, junho foi duro. Muitas coisas aconteceram, tanto no mundo como na minha vida. Junho veio e com ele chegou a minha época de exames e entregas finais do semestre, algo que poderia ter durado apenas meio mês acabou por se alastrar quase até ao fim por eu não sentir que os resultados obtidos em algumas cadeiras tivessem sido satisfatórios, mas acima de tudo foi um mês em que pareceu impossível coordenar fosse o que fosse. Mas junho acabou e com ele inicou-se julho, um novo mês, um novo trismestre e um novo semestre do ano. É com este novo recomeço que decidi partilhar um pouco do meu processo de reflexão sobre o que tem sido este ano de 2020 e o que pretendo que ainda aconteça.

Reflexão de junho

Para tentar ainda concretizar algum dos meus objetivos do ano, eu acho que seja necessário primeiro refletir sobre o que tem sido a nossa vida antes de avançar para novos planos, e inspirada por uma das minhas criadoras de contéudo favoritas – Lavendaire – baseiei essa reflexão em alguns tópicos chave de um planner que ela criou. As questões, que guiam a reflexão mensal, são mais ou menos:

  • Junho em 1 palavra.
  • Conquistas do mês.
  • 1 coisa de que me orgulho.
  • 1 coisa que aprendi.
  • Como posso melhorar em julho?

Partilho assim algumas das coisas que fizeram parte das minhas respostas durante este processo. Junho pode ser definido como repleto, não só a nível pessoal, como graças aos eventos que marcaram o mundo inteiro. A maior conquista deste mês foi ter conseguido passar a todas as cadeiras do semestre, mesmo que não tenha ficado satisfeita com todas as notas, foi um orgulho compreender que mesmo em tempos difíceis ainda consegui aplicar-me e organizar-me de forma a não stressar com esta época. A maior lição do mês? Valoriza o que tens enquanto existe, este mês implicou idas à faculdade e ninguém consegue imaginar a minha felicidade com tal momento. Não, a felicidade não derivou de ter de realizar exames ou da obrigação de me deslocar de transportes. Foi a primeira vez desde o início da quarentena que eu pude estar com o meu grupo de amigos, a verdade é que junho deu-me a oportunidade de estar com ambos os meus grupos de amigos e por pouco tempo que tenha sido, foram talvez os melhores dias do mês. Como posso melhorar? Aproveitar que é um mês livre para tentar aprender como consolidar melhor as minhas obrigações com o que gosto de fazer, porque quando o dever chama eu esqueço-me de deixar tempo para fazer o que realmente gosto.

Reflexão da 1ª metade de 2 0 2 0

Julho vai iniciar a nossa segunda metade de 2020 e é ainda impensável para mim entender que está a ser um ano que nos limitou em muitas das nossas conquistas, mas que já vai a meio e está tão repleto de acontecimentos que nos marcam dia após dia. Apesar de pretender focar-me nos meus objetivos através da tática trimestral, acho que é demasiado importante parar para pensar um pouco em tudo o que aconteceu até aqui e perceber se os meus objetivos ainda são os mesmos. As ideias pelas quais me guiei foram:

  • Quais as conquistas (por mais pequenas que sejam) das quais estou orgulhosa?
  • Como tem sido a minha vida nestes últimos seis meses? O que aprendi?
  • Pelo que é que sou agradecida?
  • No que é que eu quero focar a minha energia no resto do ano?
  • De tudo o que fiz o que é que se destaca?

A 1ª metade de 2020 foi uma corrida de obstáculos, fomos todos colocados à prova, cada um à sua maneira e foi necessário aprender a lidar com muitas novas situações. Durante estes meses eu avancei com um dos meus maiores sonhos, concretizei o meu desejo de ir pela primeira vez ao oceanário, local que sempre quis conhecer, consegui progredir um pouco com o blog, mas acima de tudo consegui lidar com todo o novo modo de vida que veio estabelecer-se durante o meu 2º semestre da faculdade. No que toca a objetivos apenas o referente à faculdade foi completado, no que se refere à minha jornada fitness ou aprendizagem de italiano o resultado final não foi alcançado, mas eu fico feliz pelo progresso que fiz. Consegui perder 2kg dos 3 que tinha almejado e criar uma rotina de estudo de língua, tendo apenas ficado por fazer o exame de nível devido ao meu computador ter avariado. Sinto-me agradecida pela visão que ganhei das coisas, mesmo que a meta não tenha sido cumprida o progresso ainda existe e é necessário olhar para isso. No resto do ano quero focar-me na minha saúde, acho que está realmente na hora de aprender sobre o meu corpo, depois de tantos anos sem saber lidar comigo. A mente encontra-se em evolução e agora está na hora de voltar-me para o exterior.

Plano para julho e próximo trimestre

Julho é o meu primeiro mês de férias e com tanto tempo livre está na altura de o aproveitar, porque se consigo ver 36 episódios de uma série em 30 horas, há, sem dúvida, tempo para trabalhar no que desejo. Este trimestre eu irei focar-me em alguns objetivos, alguns que ainda sinto que não devem vir a público e outros que serão a continuação do que tenho vindo a trabalhar. Para além disso, criei mini objetivos para julho, que se centram em tarefas ou atividades que quero cumprir.

Seek what sets your soul on fire.

Os grandes objetivos serão perder então mais 3kg, à iniciativa inicial irei acrescentar mais dois. Mas, não quero vencer apenas por números. Quero tirar tempo para aprender a gostar de desporto, finalmente tentar descobrir algo que goste de praticar, aprender a cozinhar receitas saudáveis, mas que não me façam sentir que comer aquilo é uma obrigação. O outro objetivo? Criar uma rotina coerente para o blog, existe mais envolvendo este objetivo, mas por enquanto é um segredo. Os meus pequenos objetivos para julho é a formatação do meu computador porque para o blog ele é necessário, conseguir o certificado de italiano, decidir finalmente qual a câmara que vou comprar para o fazer em agosto e progredir com o plano para a minha tatuagem.

E vocês? Já pensaram e tem algum objetivos em que gostavam de trabalhar no resto do ano?

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: