Como vencer a procrastinação

Muitas vezes temos imenso trabalho em mãos e não temos qualquer vontade para o realizar. Deixamo-nos levar pela procrastinação e quando damos por ela temos que tratar de tudo em cima da hora quando podíamos ter realizado as coisas calmamente. Vamos explorar algumas dicas de como vencer o bicho que é a procrastinação?

Projeta os teus sentimentos.

A chave para completar tarefas ou para avançar com trabalhos na minha mente está muito assente na projeção dos meus sentimentos. Projetar a ideia de que me vou sentir bem e produtiva após ter completado uma tarefa, enquanto sei que se não a fizer vou-me sentir culpada dá-me um pequeno impulso para querer trabalhar.

São só 10 minutos.

O nosso cérebro quando se depara com uma grande tarefa, muitas vezes, sente-se sobrecarregado e perde a iniciativa. Se o treinar-mos para trabalhar durante apenas 10 minutos ou completar apenas a primeira pequena tarefa quando dermos por ela já vamos muito além desse tempo e continuamos a produzir.

Cria uma lista de tarefas.

Uma folha de papel e uma caneta é tudo o que precisas para começar a anotar tudo o que tens na cabeça e que precisas de fazer durante o dia em questão.

Atenção: A ideia é não te sobrecarregares, logo não ponhas 20 tarefas para serem feitas num único dia.

Divide uma tarefa em pequenas fases.

Seguindo a ideia anterior, a chave para começar é não nos sentir sobrecarregados e o ideal é criar um plano em que dividimos as grandes tarefas em pequenas e mais simples. Pode ser fazer a divisão mais pequena do mundo e ser uma tarefa que só demore 1 minuto, o que importa é que te ajude a progredir com os teus projetos e entrar no espírito.

Faz o que menos gostas primeiro.

Aquela dica cliché e que ninguém aprecia. Temos tendência a começar pelo que mais gostamos para nos sentirmos produtivos, mas a realidade é que acabamos por deixar aquela tarefa chata por fazer e não nos sentir recompensado no final do dia. Se a fizermos logo ao ínicio fica não só despachada por mais secante que seja, como sabemos que tudo o que vem depois nos dá um pouquinho mais gosto e motivação de ser tratado.

Põe combustível.

Não, eu não me refiro a combustível para veículos. Muitas vezes sentimo-nos cansados e sem vontade de fazer nada porque o nosso corpo sente falta de certos nutrientes ou apenas está desidratado, por mais louco que possa parecer. Logo, bebe água e come um snack saudável. Ainda melhor, mantém sempre contigo snacks saudáveis e uma garrafa de água. Não só te permitem abster quando estiveres a perder energia, como não te fazem perder tempo a ir à cozinha.

Abre o teu material.

Não vale de nada sentar à secretária com os livros ou computador ao lado e invés de abrires e ir buscar o que necessitas para estudar estares a olhar as paredes ou a mexer no telemóvel.

Há tempo para relaxar.

Procrastinamos porque o cérebro vê muito mais trabalho e obrigação em estudar do que simplesmente ligar a netflix, mas porque não usar o tempo de relaxar como recompensa e ignição para começar. Quanto mais rápido começares e menos perderes tempo, mais cedo e mais tempo terás no fim do dia e satisfeito contigo mesmo para assistir netflix ou youtube durante quatro horas se assim o quiseres.

Just do it.

Poderia pôr em qualquer outras palavras, mas acho que esta frase em inglês tem o seu impacto mais que qualquer outra. Não é possível ser produtivo sem esforço. A realidade é que vai chegar a um ponto que vais ter que forçar a coisa e compreender que a única pessoa que te pode ajudar a acabar com a procrastinação e com o stress de depois ter que fazer tudo à última da hora és tu mesmo.

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: