Hábitos matinais para estudantes

Com aulas via online percebi que as manhãs tornaram-se uma parte muito importante do meu dia e que, apesar de por vezes poder deixá-las como um espaço vazio e desocupado do meu dia, com aulas a coincidirem com o horário de almoço e grande parte da tarde essas horas dão-me mais jeito do que costumavam. O aumento da vontade nula de fazer seja o que for implicou que tente arranjar forma de melhorar a minha produtividade se não quero deitar este semestre por água abaixo e para isso comecei a tentar desenvolver alguns hábitos.

Acordar uma hora antes das aulas.

Sou um péssimo exemplo neste caso, principalmente se for uma aula de manhã bem cedo. Apesar disso tenho feito um esforço para não acordar em cima das aulas de modo a poder preparar-me calmamente e ter tempo de pensar sobre o que preciso de ter comigo ou até mesmo terminar alguns detalhes que ficaram atrasados sobre alguma aula. Comecei com 20 minutos antes e, dependendo dos dias, já consigo levantar-me uma hora antes da primeira aula do dia.

Isto permite-te ter um começo de dia calmo e não começar logo a entrar em parafuso com o facto de teres de comer, fazer a tua higiene, achar os materiais para a aula e ligar o computador tudo em 5 minutos.

Não apertar o botão do snooze.

Se fores como eu, o caso é mais não desligar o alarme e voltar para a cama. Por questões de segurança e sendo a pessoa dorminhoca que sou eu tenho 8 despertadores para de manhã. Eram necessários tantos? Não. Se eu me levantasse ao primeiro evitaria acordar rabugenta? Absolutamente. Por isso, está na hora de deixar de lado a preguiça e começar a treinar o nosso cérebro para saber que é hora de acordar quando o primeiro despertador toca.

Fazer a cama.

Segundo pessoas bem sucedidas fazer a cama ou arrumar algo é como um trigger para o nosso cérebro. Ajuda o nosso cérebro a perceber que a hora de dormir acabou e que deve acordar para o que aí vem. Logo, é um simples e maravilhoso hábito para criar que não implica realmente muito esforço.

Mexer o corpo.

Para algumas pessoas exercitarem-se de manhã desperta-as e até as põe de bom humor. Como pessoa sedentária que sou descobri que nunca conseguirei fazer disso um hábito logo pela manhã. Ou seja, o meu movimento está pendente da minha rotina de não fazer com que seja sair da cama diretamente para a secretária, mas sim passar por ir fazer a minha higiene, vestir-me e comer. Para além disso, comecei a tentar implementar alguns minutos de alongamentos porque passar a vida na secretária está a ter as suas consequências para os meus braços e costas.

Planear o teu dia.

Se não gostas de planear a tua semana adiantamente ou o teu dia na noite anterior, aproveita o tempo entre o acordar e o começo das aulas para pensar para ti o que necessitas de fazer hoje, tal como apontar algumas tarefas que sabes que necessitam que necessitam de ir sendo feitas ao longo da semana.

Fazer algo produtivo antes da primeira aula.

Não precisa de ser algo que exiga tanta concentração, claro que pode ser uma forma de nos fazer entrar no mood, mas para mim antes das 12h a melhor forma de entrar em modo produtivo é, sem dúvida, com as aulas. Por isso, aproveito este tempo para realizar a minha sessão diária de italiano e ir cumprindo com o progresso deste objetivo. Claro que também podes usar este tempo para avançar com aquele trabalho mais complicado, seja adiantar umas leituras ou fazer uma revisão do que já escreveste até ao momento.

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: