Vamos organizar?

A ideia desta semana é organizar-nos, to declutter, aproveitar que estamos em casa para realizar aquelas tarefas que andamos a adiar à meses ou apenas não tínhamos tempo antes. Agora podem estar a pensar para vocês: “Tânia eu não tenho paciência para me pôr a arrumar coisas!”, mas sabem uma coisa? Neste exato momento, temos tempo suficiente para despender e não quero dizer com isto que tenham de fazer tudo no mesmo dia ou seguido, façam-no sempre ao vosso ritmo. Com isso em mente, aqui partilho convosco algumas ideias simples que podem ajudar a que o vosso dia corra melhor, nem que seja melhorando o vosso estado de espírito após concluir uma destas tarefas.

Desktop

Agora a trabalhar ou estudar a partir das nossas próprias casas usamos ainda mais do que o habitual os nossos computadores. E dependendo da pessoa o vosso ambiente de trabalho pode tornar-se, sem darem conta, uma revolução. Está na hora de aproveitar aqueles minutos livres do teu dia entre projetos ou quando ligas o computador para ir jogar para dar aquela limpadela nos ficheiros que ocupam todo esse espaço, colocá-los nas suas devidas pastas e eliminar o que não é realmente necessário.

Pastas & Transferências

Mantendo-nos no digital, talvez devas também dar uma olhadela à zona das transferências que também deve ter visto um furacão em algum momento e às tuas pastas. Se fores como eu, em altura de entregas, enfio tudo para as pastas à toa e quando dou por elas não acho nada.

Dica: Parece muito trabalho, mas aproveita que estás com as mãos da massa e faz backup dos teus documentos.

Produtos de beleza

Sejas uma pessoa que adora maquilhagem ou que não usa muito regularmente, se decidires divertir-te com ela aproveita e dá uma vista de olhos pela validade dos produtos e até mesmo para veres se realmente necessitas de tudo o que tens guardado. Podes fazer o mesmo com os teus produtos de cuidado de pele, nunca se sabe se não achas um duplicado pelo meio lá perdido e que podes partilhar com algum familiar em vez de ir comprar um novo.

Papéis

Mais regularmente que não, eu tenho de arrumar os meus papéis porque no final do ano necessito dos recibos e faturas das propinas e do passe e a triste verdade é que nunca sei deles. Seja papéis relativos a pagamentos, cartões, contratos ou mesmo os teus papéis da faculdade mantém-nos organizados. A melhor solução é criares um sistema de arrumação próprio e que tu saibas sempre onde deves procurar por cada tipo de papel que necessites.

Social media

Pode parecer uma sugestão estranha, mas quando eu sublinho a ideia de nos organizar-mos e fazer um declutter nas nossas coisas deve-se à importância que isso têm no nosso estado mental e se nunca te apercebeste digo-te que quem segues e as redes sociais que usas têm um papel muito importante nisso. Existem pessoas que seguimos que cada vez que vemos algo sobre elas nos deixam para baixo ou a comparar-nos. Não deixes que o lado competitivo e menos saudável das redes sociais te afete, dá unfollow ou silencia se achares a melhor solução.

Malas & carteiras

Talvez esta sugestão para ti seja a mais básica porque já limpaste a tua mala mal deixaste de necessitar de sair de casa por uns dias. Ou talvez esta seja a ideia que te vai dar um click porque és daquelas pessoas que colocou a mala no sítio onde fica sempre e nunca mais olhou para ela. Vamos retirar todo o lixo e material delas, sim? Talvez lavá-las se achares o mais adequado. E enquanto estás nesse processo dá uma vista de olhos na tua carteira. Ela também deve precisar de uma limpezinha.

Espaço de trabalho

Agora vamos passar para as partes mais chatas e que, muitas vezes, nem queremos fazer só de olhar para elas com tanto trabalho aparente. Um espaço arrumado é igual a uma mente limpa, por isso talvez devas pensar nisso na próxima vez que te deslocares ao teu espaço designado para trabalhar em casa. Talvez ele necessite que passes um pano do pó, que despejes aquele caixote cheio de papéis, que organizes uns quantos papéis e acima de tudo que retires a loiça utilizada para refeições prévias do local.

Cabeceira, cómoda & roupeiro

Todos os espaços possíveis de guardares a tua roupa. Estamos em plena primavera, se ainda não o fizeste porque não começares a tua limpeza de primavera pelas tuas peças de roupa. Como alguém que vai já nos seus 30 dias de quarentena, eu descobri que, ao longo do ano, não uso normalmente ainda mais roupa do que imaginava. E isso é um choque tendo em conta a pouca quantidade de roupa que eu tenho. Dá uma vista de olhos, vê o que não usas porque está escondido ou já não faz o teu género, pensa em criar um cesto de doação e quando tudo isto acabar aproveita para doar a roupa que já não usas, vê se todas as peças estão em condições e se estiverem sem reparo deita fora não estão aí a fazer nada. E sabes qual a melhor parte de dar conta desta tarefa? É que podes descobrir que afinal necessitas mesmo muito de um item de roupa em específico que não tens e que podes comprar agora online ou no futuro.

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: