Novo semestre? Coisas a ter em conta

Seja este o primeiro semestre da tua vida universitária ou qualquer outro, existem certas coisas que são comuns ou se adequam ao teu caso.

Começando pela triste verdade para os amantes de material escolar/de escritório como eu. Não vais necessitar de comprar nem metade do material a que pudesses estar habituado durante os anos anteriores. Na realidade, cadernos antigos que não estão nem a meio, canetas e pastas arquivadoras de outros anos servem totalmente para o que desejas.

Apesar disso, há algo que a meu ver faz falta a qualquer um e deve ser talvez o objeto em que devas investir mais: um planner. Não importa se é em formato de calendário, uma agenda, um planner personalizado semanalmente ou diariamente ou até mesmo um bullet journal. A realidade é que deves ter em atenção qual a melhor maneira de te organizares e usá-la através de um destes métodos, porque o stress acumula-se e a nossa cabeça não foi feita para memorizar tantas datas de entregas e avaliações. Por isso joga pelo seguro!

Tem a certeza que começas com o “mindset” correto. A realidade é que um novo semestre é o começo de diversos meses atribulados, repletos de trabalhos, testes, apontamentos para estudar e começar com o pé direito é das coisas mais básicas, mas essenciais que podemos fazer. Prepara-te para a confusão, mas não deixes que te atinja. Terás todo o tempo do mundo para te ajustares.

Não comeces NUNCA um novo semestre sem organizares e limpares o teu espaço de estudo. Retira tudo do lugar, vê o que vais necessitar e arquiva-o num local que saibas, vê o que é apenas lixo e deita fora, mas acima de tudo limpa aquelas nódoas das inúmeras canecas de café que necessitaste de beber para te manteres acordado(a) antes de uma frequência.

A novidade e o receio não é algo que te afeta unicamente a ti. Tem a noção que todos passamos pelo mesmo, principalmente quando se trata de algo novo. Por isso, sabes aquela vergonha e medo? Todos à tua volta sentem o mesmo, vocês estão nisso juntos, por isso não tenhas receio de te chegar à frente e falar com alguém.

Aproveita-o. Sendo o mais sincera possível, o início de qualquer semestre vai ser a parte mais fácil da faculdade porque aos poucos é que as avaliações e projetos vão surgindo. Por isso tira esse tempo para te ambientares, conhecer pessoas novas, escolher hobbies em que queiras participar e para cuidar da tua mente e saúde mental acima de tudo.

Depende de pessoa para pessoa, mas apesar de muito preguiçosa admito que é bom dar uma vista de olhos no plano curricular de uma cadeira antes do semestre começar. Dá-te uma ideia chave do que irás aprender e também uma pequena noção de que cadeiras necessitarás de te empenhar a dobrar, pelas temáticas não te parecerem tão atraentes.

Não deixes que as experiências passadas de outros sejam a tua forma de pensar. Não há mal nenhum em experimentar algo novo, em ver se realmente gostamos ou se não é para nós. Isso implica curso, cadeiras que temos oportunidade de escolher, praxe, hobbies e clubes.

O cansaço psicológico vai ser real. Acredita quanto te digo que um dia ou uma hora para ti mesmo não é nenhuma perda de tempo. Tem em conta que se te focares apenas na faculdade não vais aguentar, é o tempo que dispomos para nós mesmos e para os amigos que nos ajuda a manter a sanidade mental.

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: