Rotina é dispensável?

Faculdade, trabalho, estudos, correria, stress. A verdade é que, pelo menos, uma destas coisas na lista faz parte da nossa vida diária, da nossa rotina e é algo do qual queremos uma pausa na maioria do ano, mas e quando as férias chegam?

Talvez seja algo pessoal, algo próprio da minha personalidade, mas por mais cansada que esteja quebrarem-me a rotina é a mesma coisa que quebrarem o meu estado de espírito. Acho que isso é a maior razão para que com apenas duas semanas de férias eu já não tenha um horário de sono normal e muito menos algo para fazer, entro automaticamente em modo “vamos deixar os dias passarem”. Isto não quer dizer que não deseje as férias, que elas não sejam das melhores coisas que me podem acontecer ou que não me façam bem, mas vamos entender uma coisa, sim? O ser humano tal como as pessoas insinuam que foi feito para se mexer, e não ficar esparramado numa cama 18 horas do dia como eu muitas vezes faço, ele também foi feito para ter hábitos e rotinas. A maior prova disso? É o facto de quando queremos criar um hábito novo o encaixar-mos na nossa rotina diária e o praticarmos conscientemente até deixar-mos de pensar sobre ele.

As rotinas são o que nos facilita a vida, porque imaginemos que tinhamos que pensar e tomar decisões sobre cada mínima coisa que faríamos no nosso dia a dia? O nosso cérebro muitas vezes é indeciso e não tem capacidade para tanta escolha que nos é colocada. Pode, por isso, custa-nos a tomar das mais simples decisões e aí que as rotinas entram, elas permitem-nos ter menos carga decisora em cima quando se trata de algo simples.

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: