Apps que todo o estudante necessita

Uma vida mais saudável ou produtiva não é feita através de apps, mas porque não tirar proveito que somos uma geração com total contacto com as redes sociais e todas as tecnologias para nos motivarmos e ter auxílio externo? Aqui deixo algumas sugestões de apps que me salvaram a vida de alguma forma.

Microsoft OneNote

Necessitas ou preferes fazer notas digitais durante as aulas? Sumários de leituras? Planeamento de projetos que podes partilhar com os restantes membros do grupo? Planear ideias para o teu trabalho final? OneNote é a opção ideal, pois não só te permite partilhar as tuas anotações com quem quiseres, como podes organizar tudo ao detalhe com pastas e marcadores. Para além que traz a vantagem de teres acesso a todos os teus documentos em qualquer lugar sem necessitar de guardar e enviar os mesmos para dezenas de sítios diferentes.

CamScanner

Apesar de algumas características serem premium, foi algo que salvou a minha vida. Eu passo o tempo todo a receber livros para ler e maioria das vezes eu teria que comprar o livro apenas para ler um único capítulo. Por isso em vez de tirar apenas foto às páginas, porque não optar por esta app que permite transformar uma simples fotografia num ficheiro pdf que podemos trabalhar.

Forest

Problemas de concentração? As supostas pequenas pausas acabam por vencer à necessidade de estudar? E aquela pequena olhadela às redes sociais? Muitos já comprovaram que a técnica pomodoro é uma ótima forma de melhorar o nosso foco e estudo, pelo que não aproveitar esta app que pega nessa mesma característica? Cada vez que completares uma sessão do tempo que estabeleces crias umas árvore a qual se vai juntando à tua floresta. Sempre tive muitos problemas com apps destas porque, normalmente, necessito de recompensas para me ajudar a quebrar maus hábitos. E a realidade é que com Forest a minha teimosia tende a ganhar já que detesto sair da app e ver uma árvore a morrer, pois implica que qualquer progresso que fiz foi em vão.

Freedom

Se Forest não é para ti, fica aqui outra recomendação. Freedom é um bloqueador de aplicações e websites compatível tanto com o teu telemóvel como computador. Permite-te também estabelecer o tempo que desejas e quando o ativas bloqueia imediatamente tudo o que selecionaste para a “lista negra” durante esse tempo. Logo se tentares abrir qualquer um deles não permitirá.

Mindly

No meio de uma imensidão de formas para estudar, aprender e organizar a minha vida, eu acredito que “mind maps” são muitas vezes uma grande ajuda. Para mim, algo que vejo é a melhor forma de compreender seja o que for e penso que esta forma seja fácil de ler e agarrra facilmente a nossa atenção. Por razões como essa, apaixonei-me por esta app durante o meu primeiro ano na faculdade. Permite-me não só construir “cheat sheets” para estudar que vão comigo para todo o lado como planos de trabalho que posso compartilhar com os meus colegas de grupo.

iStudiez Pro

Detesto depender da internet e ainda por mais ter imenso trabalho à procura no portal da faculdade pelas informações relativas às minhas notas, professores e aulas. Por essa razão sempre tive o hábito de, no início de cada semestre, colocar todas as informações dos professores e horários no meu bullet journal, infelizmente este nem sempre anda comigo. iStudiez Pro é a solução ideal para esse caso, pois nele posso armazenar dgitalmente toda a informação que necessito ao longo de todo o semestre referente à minha vida académica.

Mobilis

Sendo estudante ou não, eu acho que uma das aprendizagens que todos deviam ter é a gestão do nosso dinheiro, pois muitas vezes gastamos dinheiro sem noção e ele desaparece como por magia. Detesto gastar dinheiro em vão ou em excesso, principalmente se achar que não gastei muito e quando chego a casa fico a pensar para onde foi o dinheiro que tinha e com isso ando sempre à procura de apps que me possam ajudar com a minha gestão financeira. Mobilis permite manter-nos a par do que gastamos, oferece dicas semanais, é possível criar orçamentos, mostra onde gastamos mais do que é ideal e ainda oferece moedas na app por a usarmos, moedas essas que podem ser usadas para experiências premium.

Lifesum

Não é relacionado com nada da nossa vida académica, mas quantos não começaram a faculdade e foram confrontados com a verdade nua e crua que é a perda de controlo do que ingerimos no nosso dia a dia? Talvez seja por sempre ter tido dificuldades a manter o meu peso, mas quando dei por mim percebi que precisava de alguma ajuda e, já tendo usado esta app antes, pensei porque não? Apesar da versão premium ser mais avançada, oferecendo planos alimentares específicos com sugestões de receitas. A versão grátis continua a ser uma ótima ferramenta de controlo. Permite-nos manter um diário de peso e medidas corporais para ver melhorias, podemos começar por realizar um teste para perceber o que é a situação mais grave na nossa dieta atual, possuem trackers de água, fruta e vegetais que incentivam a um maior consumo. Sendo que acima de tudo permite manter um registo do que comemos no dia a dia, através do motor de pesquisa ou código de barras, tal como exercício físico, tudo isto permitindo manter-nos a parte de quantas calorias, carbohidratos e por aí em diante ingerimos.

Publicado por Tânia

Licenciada em Sociologia e estudante de mestrado em Jornalismo. Apaixonada por tudo o que implique o mundo e livros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: